quarta-feira, 10 de março de 2010

Funcionário motivado "A arte de liderar pessoas"


De quem é a culpa? Do funciónário que não controla sua própria motivação, seus objetivos, sua auto-estima, suas necessidades alinhadas a suas tarefas do dia-a-dia. Ou por outro lado o Líder que não oferece feedback, que não elogia, que cobra processo e não resultados.

Motivação é motivar uma ação, é estar envolvido na emoção e razão de suas ações, é despertar para concluir tarefas, seus objetivos. É ter prazer nas atitudes, nas responsabilidades, em cada detalhe de sua rotina. É vivenciar uma plenitude infinita de toda sua realidade e ter a convicção de que tudo vai da certo. É acreditar. É pensar positivo.

É dificíl? E tudo isso só depende da própria pessoa? Diversos fatores podem influenciar ou não. E cada pessoa permite ou não que esses fatores conduzem sua motivação.

Se a motivação é um impulso interno porque algumas pessoas deixam-se influenciar por fatores externos? Em muitos casos, permitem que caracteristicas de ambiente ou outras pessoas possam motivá-la ou não.

Vamos ao exemplos:
"Essa chuvinha me dá um sono, estou até com preguiça de trabalhar, minha vontade é ir embora pra casa".

"Eu odeio atender clientes de troca, eles não levam nada e eu não consigo fazer nenhuma venda"

"Meu chefe hoje está de mau humor, nem adianta falar nada com ele. Depois ele espera que a gente fique bem humorado!".

Mas e a liderança? O Líder tem culpa se sua equipe é motivada ou não?

Assumir o papel de líder é gerenciar esses conflitos, permitir que sua equipe mantenha-se motivada, conduzir as responsabildades de cada um a conquista de seus sonhos. É oferecer feedback constante, elogiar e proporcionar um ambiente saudável de uma equipe integrada que permita que cada profissional demonstre sua identidade, valorizando sempre os aspectos positivos. Apenas desta maneira cada um tem a oportunidade de gerenciar sua própria motivação.

Ass: Renata Ferreira

Um comentário: