segunda-feira, 15 de março de 2010

15 de Março - Dia Internacional do Consumidor


A teoria dos treinamentos de venda:
É preciso superar as expectativas!
É preciso encantá-lo!
É preciso fidelizá-lo.
Mas para isso é preciso ouvi-lo, notá-lo, fazer-se presente, observá-lo, estar atento a todos os gestos, olhares, estilo, o que ele gosta e o que não gosta.

Será que a teoria está na realidade? A teoria as vezes parece tão distante....tão superficial!

Encontramos no varejo pessoas sem energia, mal vestidas, sem maquiagem, sem ânimo, com dificuldade de comunicação.

Mas quando conversamos com a equipe de vendas ela diz que faz acontecer...que executa todos os passos da venda...que tenta agradar o cliente.

E o cliente? Aahhhhh o cliente!!!! Este nunca está satisfeito, muito vezes entra calado, não expressa necessidade de se manter uma relação, entra com o produto de troca dentro de uma sacola com medo de ser mal atendido.

Pensar nessa relação (consumidor x vendedor), nesse dia 15 de Março - Dia Internacional do Consmidor, é se colocar no lugar do outro. É refletir sobre as abordagens, as palavras que oferecemos na relação de compra, de consumo.

Entender o público-alvo, o perfil da região, dos clientes que frequentam a loja, do consumidor da marca, do cliente que escolhe você para atender a necessidade dele.

E o que esse consumidor espera? Um belo sorriso, disposição e a cortesia de ser bem atendido.

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